Atributos

Última atualização: 18/09/2020


1 – Atributos

Nesta parte do guia, vamos aprender um pouco sobre os efeitos e a relevância dos atributos para cada tipo de guardião real. Espero que com as informações disponibilizadas aqui novos jogadores sejam capazes de criarem suas próprias builds do começo ao fim, entendendo a razão de cada atributo estar sendo pontuado.
OBS: Alguns atributos entram na fórmula de algumas habilidades. Isso significa que aumentar o atributo aumentará o dano da habilidade em questão independente do ataque bruto. Por exemplo, aumentar a força concede ataque, que aumenta o dano de qualquer habilidade física. Entretanto, se uma habilidade tem Agilidade na fórmula, aumentar a agilidade aumentará o dano mesmo que não aumente o ataque. Sempre que isso acontecer, diremos nesse guia que a habilidade escala com o atributo.


Força (FOR ou STR)
Cada ponto distribuido em força fornece os seguintes efeitos para guardiões reais:

  • Ataque físico base +1 – Esse primeiro tipo de ataque proveniente da força normalmente tem um impacto menor do que o provido por equipamentos no dano, pois não recebe nenhum acréscimo via multiplicadores (cartas que aumentem o ataque em % por exemplo) ou elemento (conversores, aspersio, etc). Uma forma, porém, de aumentá-lo é a habilidade brisa leve, disponível através de alguns equipamentos de rops.
  • Ataque da arma +0,5% – Esse segundo aumento será mais significativo de acordo com a quantidade de ataque da arma: isso significa que não adianta ter muita força e equipar armas com baixo ataque, pois o aumento será pequeno.
  • Capacidade de carga +30 – Atenção: bônus de FOR oriundos de equipamentos ou itens não contam para a capacidade de carga.
  • Duração da imobilização da skill tornado -0,04 segundos
  • Tolerância as máscaras de renegados +0,3%

Adicionalmente, a força tem impacto em algumas habilidades:

  • Disparo Perfurante – O dano escala com a FOR
  • Lança do Destino – O dano do segundo golpe escala com a FOR
  • Escudo Compressor – O dano escala com a FOR

Para a força, temos os seguintes tiers:

  • 1 a 50 – Pouco comum, mesmo builds de suporte que não utilizem ataque físico costumam ter mais força pela capacidade de carga. Valores nessa faixa talvez possam ser utilizados para quem utilizar os passes anti-gravitacionais.
  • 50 a 80 – Faixa mais usada pelas builds que queiram pontuar força visando suprir a capacidade de carga e conceder resistências.
  • 80 a 119 – Faixa normalmente utilizada por builds lanceiras e exorcistas que utilizam equipamentos específicos no slot do meio (serafim, combo infame, etc), sendo também comum em builds críticas.
  • 120 a 125 – Valor menos popular hoje em dia, utilize apenas visando tirar proveito máximo de equipamentos como o combo tengu, botas temporais de FOR, proteção dos gigantes, etc, sendo o valor de 125 usado em conjunto com os sapatos inteligentes. Particularmente efetiva em builds com disparo perfurante.

Agilidade (AGI)

Cada ponto distribuido em agilidade fornece os seguintes efeitos para guardiões reais:

  • Esquiva +1
  • Velocidade de ataque – Não há um valor fixo, basicamente quanto mais velocidade de ataque (ASPD) você tiver, menos cada ponto de AGI adicional vai fornecer.
  • Tolerância a sono e sangramento +1%
  • Duração da imobilização da skill tornado -0,04 segundos
  • Tolerância as máscaras de renegados +0,166% ~ 0,33%
  • Defesa física +0,2 – A defesa que é influenciada pela agilidade é a que chamamos de soft def, que reduz o dano final em números, não em percentagem. Não pense que atolar agilidade vai fazer seu RG tankar tudo no peito ok?

Adicionalmente, a agilidade tem impacto em algumas habilidades:

  • Estocada precisa – O dano escala com a AGI, bem como a chance de quebrar um equipamento
  • Pisotear Armadilha – A chance de bloquear o dano de armadilhas aumenta com a AGI

Para a agilidade, temos os seguintes tiers:

  • 1 – Builds críticas de exceder podem optar em não pontuar agilidade, bem como builds exorcistas focadas em Crux Magnum.
  • 2 a 90 – Faixa pouco explorada.
  • 90 a 119 – Faixa normalmente utilizada por builds lanceiras, autocast ou exorcistas físicos, sendo digno de nota o valor 108, utilizado visando o bônus parcial do Rosário da Guarda Real. Builds de suporte também podem optar por usar esta faixa.
  • 120 – Usada por alguns lanceiros que querem usufruir do bônus completo do Rosário da Guarda Real, embora pessoalmente ache um investimento muito alto para pouca diferença. Entretanto, é comum ver builds de suporte usarem esse valor visando melhorar o dano por segundo do sacrifício do mártir através do aumento da ASPD.

Vitalidade (VIT)

Cada ponto distribuido em vitalidade fornece os seguintes efeitos para guardiões reais:

  • HP máximo +1%
  • Efetividade de itens de cura +2%
  • Tolerância a atordoamento, envenenamento e envenenamento mortal +1%
  • Tolerância a grito da mandrágora +0,2%
  • Resistência a Incêndio, Hipotermia e cristalização, duração desses status -0,1s – Não consegui encontrar o valor exato da resistência.
  • Defesa física +0,5 – A defesa que é influenciada pela vitalidade é a que chamamos de soft def, que reduz o dano final em números, não em percentagem.
  • Defesa mágica +0,2 – A defesa mágica que é influenciada pela vitalidade é a que chamamos de soft mdef, que reduz o dano final em números, não em percentagem.
  • Velocidade de regeneração natural de HP +0,2 por segundo

Adicionalmente, a vitalidade tem impacto em algumas habilidades:

  • Aumentar Recuperação de HP – Aumenta a eficiência indiretamente
  • Sacrifício do Mártir – Único atributo capaz de aumentar o dano
  • Escudo Compressor – O dano escala com a VIT
  • Aegis Domini – O dano gerado pela habilidade em nível 1 escala com a VIT

Para a vitalidade, temos os seguintes tiers:

  • 1 a 89 – Pouco comum, a vitalidade é um atributo chave da classe.
  • 90 a 119 – O mais comum para a maioria das builds, especialmente os valores entre 90 e 100.
  • 120 a 130 – Utilizado por builds de suporte para máximo desempenho no sacrifício do mártir, ou em builds que façam uso do tapa-olho cósmico. Particularmente, considero mais de 120 um investimento alto, embora as builds de suporte normalmente possam fazê-lo sem prejuízo.

Inteligência (INT)

Cada ponto distribuido em inteligência fornece os seguintes efeitos para guardiões reais:

  • Ataque mágico base +1,5 – Diferente do Ataque provindo da FOR, o ataque mágico proveniente da INT é influenciado por multiplicadores(como cartas que aumentam o dano mágico em % contra uma raça ou elemento).
  • SP máximo +1%
  • Efetividade de itens de cura para SP +1%
  • Tolerância a sono e sono profundo +1%
  • Redução do tempo de conjuração – Metade da eficiência da destreza nesse quesito. Para guardiões reais, o principal impacto dessa caracteristica da INT é na habilidade Exceder Limites.
  • Defesa mágica +0,5 – A defesa mágica que é influenciada pela inteligência e a que chamamos de soft mdef, que reduz o dano final em números, não em percentagem.
  • Velocidade de regeneração natural de sp +0,5 por segundo

Adicionalmente, a inteligência tem impacto em algumas habilidades:

  • Prestígio Divino – A INT aumenta a chance de anular ataques mágicos
  • Aegis Domini – O dano gerado pela habilidade em nível 2 escala com a INT

Para a inteligência, temos os seguintes tiers:

  • 1 a 40 – Utilizado por builds lanceiras em geral, visando melhorar um pouco o SP máximo.
  • 41 a 90 – Utilizado por builds críticas visando reduzir o tempo de conjuração da habilidade Exceder Limites.
  • 80 a 119 – Faixa a ser explorada por builds autocast. Também pode ser usado por builds de suporte visando aumento no SP e resistências.
  • 120 ou 125 – Para quem planeja usar Diadema de Serafim ou os sapatos inteligentes, respectivamente

Destreza (DES ou DEX)

Cada ponto distribuido em destreza fornece os seguintes efeitos para guardiões reais:

  • Precisão +1 – Extremamente importante, temos poucas habilidades que ignoram esquiva e a maioria é de alvo único.
  • Redução do tempo de conjuração – O dobro da eficiência da inteligência nesse quesito. Principal fonte de redução de conjuração para habilidades como lança do destino e exceder limites.
  • Velocidade de ataque – Efeito mínimo, não pense que atolar destreza vai transformar seu RG no flash ok?
  • Ataque físico base +0,2 – O ataque proveniente da DES tem um impacto menor do que o provido por equipamentos no dano, pois não recebe nenhum acréscimo via multiplicadores (cartas que aumentem o ataque em % por exemplo) ou elemento (conversores, aspersio, etc). Uma forma, porém, de aumentá-lo é a habilidade brisa leve, disponível através de alguns equipamentos de rops.
  • Ataque mágico base +0,2 – O ataque mágico proveniente da DES é influenciado por multiplicadores (como cartas que aumentam o dano mágico em % contra uma raça ou elemento).
  • Defesa mágica base +0,2 – A defesa mágica que é influenciada pela DES é a que chamamos de soft mdef, que reduz o dano final em números, não em percentagem.

Adicionalmente, a destreza tem impacto em algumas habilidades:

  • Lança do Destino – O dano do segundo golpe escala com a DES
  • Escudo Compressor – A chance de atordoamento aumenta com a DES
  • Pisotear Armadilha – A chance de bloquear o dano de armadilhas aumenta com a DES

Para a destreza, temos os seguintes tiers:

  • 1 – Builds de suporte podem ter 1 de destreza, pois é possível cortar o tempo de conjuração variável da habilidade redenção com o uso da Máscara da Nobreza e a habilidade Sacrifício do Mártir não necessita de precisão para acertar. Builds de autocast podem usar 1 também por se valerem de ataques críticos, assim como builds que se valham de equipamentos de precisão perfeita.
  • 2 a 89 – Builds de autocast podem pontuar nessa faixa caso usem o lenço infame, combando com a INT para atingir valores múltiplos de 80.
  • 90 a 100 – A faixa mais comum para builds físicas em geral.
  • 101 a 119 – Faixa utilizada por builds críticas de Exceder, visando reduzir a conjuração da habilidade Exceder Limites.
  • 120 – Pouco comum, mas pode ser usado por builds exorcistas voltadas para Crux Magnum pensando no uso do Lenço infame e das botas temporais de DES para reduzir o cast fixo.

Sorte (SOR ou LUK)

Cada ponto distribuido em sorte fornece os seguintes efeitos para guardiões reais:

  • Tolerância a coma e maldição +1%
  • Tolerância a Grito da Mandrágora +0,2%
  • Taxa de crítico +0,3 – Efeito chave para builds críticas (sério? XD)
  • Ataque físico base +0,3 – O ataque proveniente da SOR tem um impacto menor do que o provido por equipamentos no dano, pois não recebe nenhum acréscimo via multiplicadores (cartas que aumentem o ataque em % por exemplo) ou elemento (conversores, aspersio, etc). Uma forma, porém, de aumentá-lo é a habilidade brisa leve, disponível através de alguns equipamentos de rops.
  • Ataque mágico base +0,3 – O ataque mágico proveniente da SOR é influenciado por multiplicadores (como cartas que aumentam o dano mágico em % contra uma raça ou elemento).
  • Precisão +0,3 – Pode ser um bom complemento quando os pontos gastos para aumentar a DES forem aumentando.
  • Esquiva +0,2
  • Tolerância a ataques críticos +0,2%
  • Esquiva perfeita +0,1

Adicionalmente, a sorte tem impacto em algumas habilidades:

  • Prestígio Divino – A SOR aumenta a chance de anular ataques mágicos
  • Aegis Domini – A resistência a status negativos gerada pela habilidade em nível 3 escala com a SOR

Para a sorte, temos os seguintes tiers:

  • 1 a 50 – Faixa comum em geral, como destino para os pontos “que sobram”.
  • 51 a 97 – Faixa usada visando resistência a efeitos negativos.
  • 120 – Basicamente uma obrigação de builds críticas.

Bom, espero que as informações apresentadas sejam úteis, finalizo esta parte do guia deixando alguns links onde é possível fazer simulações de atributos:
https://calc.irowiki.org/
https://www.ragnaplace.com/bRO/builds
Também gostaria de deixar este link para uma calculadora de ASPD desenvolvida pelo pessoal do irowiki (se eu estiver enganado, favor alguém me corrija =D), porém em inglês:
http://kaitch.com/files/FJK_iRO_ASPD_Calc_1.11.xls


Fontes utilizadas:
browiki.org; irowiki.org