Guia de up com LD

Guia de up com LD

Olá!

Sempre que me perguntam qual a melhor build para começar com RG, eu recomendo a build lanceira. Existem muitos motivos para isso, mas um deles é a facilidade de UP: com a habilidade Lança do destino, é possível upar tranquilamente até o level 175 com bastante autonomia.

Mas para isso, é importante aprender como utilizar a habilidade corretamente e quais as melhores opções no que se refere a como se equipar. Dito isso, resolvi fazer este mini-guia para orientar quem estiver perdido no assunto.

01.png

Lança do Destino – Desenha uma cruz no chão, causando dano físico de curta distância em todos os oponentes ao redor e empurrando-os para trás. O dano total é dividido em 3 partes.

Nível12345
Atq 1200%400%600%800%1000%
Atq 2100%200%300%400%500%
Atq 3100%200%300%400%500%
Empurra3 cel.4 cel.5 cel.6 cel.7 cel.

Pré-requisitos: Espiral Lunar (3), Estocada Precisa (1)

Fórmula de dano da skill:

  • Dano perfurante = {[(Nv. da habilidade × 200) + (Nv. de Rapidez com Lança × 50)] × (Nv. de base ÷ 100)}%
  • Dano esmagador = {[(Nv. da habilidade × 100) + (FOR + DES)] × (Nv. de base ÷ 100)}%
  • Dano adicional = [(Nv. da habilidade × 100) + Nº aleatório entre 10 a 100]%

Fonte: https://browiki.org/wiki/Lan%C3%A7a_do_Destino

Com base nas informações acima, já dá para aprender bastante sobre como preparar seu char para upar com essa habilidade:

  1. Ela é completamente baseada em dano físico corpo, apesar de acertar inimigos a algumas células de distância. Ou seja, não adianta nada investir em equipamentos que dão dano a distância (FAW com mira, carta esqueleto arqueiro, etc) para upar com a skill;
  2. A habilidade rapidez com lança influencia no dano, mas apenas no primeiro hit. Para fins de up, recomendo ter pelo menos nível 4 de rapidez com lança, mas não precisa maximizá-la só por isso, a diferença de dano do nv 4 para o nv 10 é de apenas 25% a mais no cálculo final.
  3. FOR e DES são dois atributos chave para a habilidade. Além de fornecer o Ataque e a precisão necessária para acertar os monstros, ainda entram na fórmula diretamente.
  4. Dado seus pré-requisitos, só será possível abrir a habilidade no nível de classe 11. Até lá, procure formas alternativas de upar;
  5. Embora não esteja listado acima, a habilidade possui 0,5 segundos de conjuração variável que pode ser interrompida.
02.png

Partindo do princípio que você consegue abrir LD em algum momento entre os níveis 100 e 105 mais ou menos, vamos dar uma olhada num modelo de build para tirar bom proveito da habilidade desde o começo:

  • FOR 80 ou mais – Fonte de dano para a habilidade;
  • AGI 1 – Desnecessária nos níveis iniciais, LD a princípio não depende de AGI e a esquiva que você pode estar planejando obter vai pro saco a partir do terceiro monstro que se junta ao seu fã-clube enquanto moba (para mais informações, consulte o FAQ no final do guia);
  • VIT 80 ou mais – HP para tankar enquanto moba;
  • INT 1 – Desnecessária no ínicio, mesmo para ter SP (ver sessão de equipamentos para mais informações). Se sua build usar o diadema de Serafim, talvez você queira ter uns pontinhos, mas não caia na cilada de tentar rushar 120 aqui logo de cara.
  • DES 80 ou mais – Fonte de dano e precisão, acredite, você não vai querer ter dor de cabeça errando o mob;
  • SOR 1 – Vias de regra, é irrelevante para upar com LD.

O modelo citado acima não é absoluto, adpate de acordo com sua realidade: se sua build vai ter 1 de DES no final, obviamente você não vai pontuar DES a menos que tenha condições de resetar depois!

03.png

Destaque aqui pois esta parte é importante!

Talvez o ponto principal nessa forma de UP. Investir nos equipamentos certos é o que te fará prosseguir de forma rápida, eficiente e divertida ou ficar estagnado e desistir do char.

Inicialmente, é importante entender que seu set de up é diferente do seu set final (para o end game, como dizem). Infelizmente, muitos jogadores não entendem isso a princípio e acabam torrando seus zennys em um super equipamento +14 que mata todos os MVPs do jogo mas que não serve para upar. Isso é particularmente comum na build lanceira, onde prioriza-se equipamentos que aumentem o dano da habilidade toque do oblívio ou o dano a distância e esquece-se do set básico de sustain.

Vamos ver como não cair nessa cilada, slot por slot:

Topo

O foco no topo é o sustain, ou seja, a capacidade de recuperar HP/SP enquanto upa. Existem várias opções, listadas abaixo as mais comuns e eficientes:

Você pode querer cartear seu equipamento do topo com Kiel para melhorar sua pós conjuração, mas não é obrigatório.

Meio

Para o meio, recomendo um dos seguintes itens, de acordo com a necessidade que sentir ao upar:

  • Espírito Olímpico – melhorar a precisão;
  • Monóculo [1] – Super barato e pode ser carteado para obter efeitos diversos:
    • Resistência a status negativos (Giearth, Pesadelo, etc);
    • Resistência elemental (Leib olmai, etc);
    • Melhorar o dano (Pinguícula sombria, Golpeador, etc);
  • Diadema de Serafim – Se sua build for usar e você tiver INT!
  • Diadema de grifo – Para combar se for usar as luvas imperiais;
  • Tiara de popstar – Combada com escudo refletor para ajudar no tank;
  • Itens para reduzir pós conjuração, verifique a sessão de estratégias.

Baixo

Aqui você tem as seguintes opções:

Arma

A ordem aqui é sustain:

  • Pique [4] – Com o melhor refino possível e cardeado com 4 moscas caçadoras;
  • Lança de cinzas [1] – Com o melhor refino possível e cardeada com mosca caçadora, única da lista capaz de recuperar SP também;
  • Gungnir [2] – Cardeada com 2 moscas caçadoras, é uma opção para mapas que necessitem de alta precisão;
  • Pique rubi [2] – Com o melhor refino possível e cardeado com 2 moscas caçadoras, pode ser muito vantajoso se conseguir o elemento certo.

Escudo

O mais vantajoso aqui é investir em vários escudos baratos com cartas de redução racial (pé grande, penomena, etc). Algumas opções que gosto bastante são:

Armadura

A lista aqui é bem variada:

Capa

A critério, depende do seus bolso e da sua necessidade. Menção específica a duas que são muito úteis:

  • Pedaço de pele do guardião [1] – Barata, ótima resistência, e ainda complementa o sustain de SP. Pode ser carteada de forma a obter resistências elementais extras (raydric, poeira, jakk, etc);
  • Vestes de Freeoni [1] – A depender do refino, podem prover toda a precisão necessária para o up.

Sapatos

Também a critério, dependendo do dinheiro disponível e necessidade. Menção específica a duas opções muito úteis:

  • Botas temporais (independente do tipo) – Visando os encantamentos especiais:
    • Delírio: +200 FOR que dão um boost no seu dano;
    • Euforia: +200 SOR que podem ser úteis em algumas situações, como para melhorar o efeito de prestígio divino;
    • Instinto: +200 DES para tirar o cast da LD e ainda melhorar o dano;
  • Sapatos divergentes – Barato e bom para melhorar a resistência.
  • Itens para reduzir pós conjuração, verifique a sessão de estratégias.

Acessórios

Inúmeras opções:

Vale lembrar que, a menos que esteja fazendo isso de outra forma (luvas imperiais, biscoito de coração), você precisará ocupar um dos acessório com a carta Fen para não ter sua conjuração interrompida!

04.png

Posicionamento

Talvez uma das questões mais importantes em relação ao up com LD seja aprender a se posicionar corretamente. A habilidade tem uma área de efeito meio esquisita, então não dá pra simplesmente mirar no mob, como sopro do dragão por exemplo. Em termos simples, a melhor forma de tirar proveito da habilidade é usando as diagonais, tanto no ataque quanto na movimentação.

  • Conforme você movimenta na diagonal do mapa, os monstros tendem a se agrupar em um único corpo devido a forma como a AI deles funciona. Isso também acontece em outras direções, mas na diagonal é bem mais rápido pois os monstros priorizam se aproximar de você pela diagonal;
  • Estando agrupados, você consegue fazer com que todos eles levem os dois primeiros hits da LD, o que não acontece se eles estiverem ao seu redor: nessa situação, alguns levam apenas um dos hits, e outros podem até nem levar hit algum. Havendo uma parede atrás, melhor ainda, pois eles levarão também o terceiro golpe;
  • Ao atacar na diagonal, você empurra todos os monstros na mesma direção, forçando inclusive alguns mais próximos que não estejam na diagonal do ataque a se agruparem com os outros. Usar a LD nas direções ortogonais (vertical e horizontal) tem maiores chances de espalhar os monstros.

Uso do vigor

É imprescindível ter vigor para poder upar com LD. Você vai obter isso de três formas diferentes:

  • Usando a habilidade;
  • Usando uma carta Eddga ou Eddga selada;
  • Usando analgésicos.

Como nem todos tem acesso à uma carta Eddga, que seria o ideal, vou me concentrar nas outras duas formas. O uso da habilidade em si já ajuda bastante, mas não acho sensato depender apenas dela: como vimos, LD tem todo um processo para se posicionar da forma mais eficiente, e ficar sem vigor enquanto se posiciona pode ser morte certa. Dito isso, tenha sempre analgésicos para poder se livrar do mob nessas situações e se reposicionar.

Investindo no spam

Chega um ponto em que o dano da LD (que varia com o nível de base) não fica mais tão compatível com o HP crescente dos monstros a medida que você vai avançando. Isso significa que uma hora você vai precisar usar a habilidade tantas vezes seguidas para matar um grupo de monstros que o up perde muito rendimento.

Uma forma de corrigir isso é investindo em redução de pós conjuração. Dá para fazer isso modificando todo o Alt Q do seu char (clique aqui para uma listagem de itens para fazer isso), mas tem uma opção muito melhor, que é mexer no topo apenas e equipar o olho da cecil. Ao se transformar em monstro e ativar o efeito do hat, você fica com 100% de redução de pós conjuração, e consegue disparar uma metralhadora de LDs em um tempo muito reduzido, melhorando absurdamente o rendimento.

Para isso dar certo, entretanto, faz-se necessário o seguinte:

  • Compensar o sustain – O equipamento no topo tem papel crucial na recuperação de SP, tenha certeza de compensar isso na arma (Lança de cinzas) ou na armadura (Cota do dragão maligno);
  • Maximizar as chances de ativar o efeito – a melhor forma de fazer isso é com a habilidade reflexão amplificada, normalmente basta o mob encostar em você um segundo para o hat ativar através dos inúmeros hits de reflect.

Esse método é particularmente vantajoso nos mapas especiais, especialmente no mapa com as corujas, que por possuírem o protocolo boss não podem ser empurradas e consequentemente apanham muito mais. Veja o vídeo abaixo:

https://youtu.be/-p3gH1SuL5s

05.png

Por que diz para deixar AGI no 1? Minha build vai usar combo grifo…

No level 100, 100 e pouco, sua preocupação não é sair spammando toque do oblívio, e sim ter um up consistente com LD. Deixe os MVPs para mais tarde e foque no que precisa para upar. Eu já upei três RGs com 1 de AGI até o 175 sem problemas.

Alguns podem ter problemas, entretanto, em upar enquanto paladino com 1 de AGI. Não acho que seja tão difícil assim, mas se sentir dificuldades pode pontuar um pouco, mas não saia rushando 120 de AGI que você vai ter um char batata pra upar.

Quais mapas posso upar com LD?

Existem diversas opções. Kobolds, juperos, lago do abismo, laboratório de somatologia, templo de rachel, scarabas, calabouços dos feudos, etc. Obviamente, mapas especiais são um paraíso para upar com LD.

Qual arma devo escolher?

Cada uma tem seus prós e seus contras:

  • Pique: Excelente taxa de recuperação de HP por usar 4 cartas, entretanto tem o menor dano;
  • Cinzas: Bom dano e recupera SP, entretanto só equipa no 120;
  • Rubi: Dispensa conversores/aspersio se usar o elemento certo, entretanto pode sair caro conseguir mais de uma refinada;
  • Gungnir: Alivia boa parte da preocupação com precisão, entretanto já me deixou na mão por ter apenas 2 moscas.

Particularmente, gosto muito da minha pique para situações rotineiras (instâncias, por exemplo) e da de cinzas como principal para up.

Torrei minha grana num chique +14 e agora não consigo sair do level 105 nem comprar os equips para upar. O que faço?

Venda o que for preciso para comprar seu set de up, sem ele seu char não vai pra frente.

06.png

Agradeço sua leitura e espero que ajude!

Sugestões de modificação, correção de erros, novas ideias, fique a vontade para dar sua opinião aqui, ficarei feliz em dar os créditos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *