Sobre as armaduras Senshi e Yoroi

Sobre as armaduras Senshi e Yoroi

Na manutenção de 07 de abril de 2020, no meio da quarentena, recebemos novidade em dose dupla no nosso servidor: A Couraça de Senshi e a Armadura Yoroi. Vamos dar uma olhadinha no que elas fazem:

Armadura Yoroi [1]

Mostrar informações
O fato de que esse modelo de armadura ainda seja usado séculos depois de sua concepção é uma prova incontestável do quão atemporal é o seu design.
--------------------------
ATQM +10.
Ignora 10% da DEFM de todas as raças.
--------------------------
Refino +7 ou mais:
ATQM +20 adicional.
Ignora 20% adicional da DEFM de todas as raças.
Refino +8 ou mais:
ATQM +20 adicional.
Torna a armadura indestrutível em batalha.
Ignora 20% adicional da DEFM de todas as raças.
Refino +9 ou mais:
ATQM +30 adicional.
Ignora 20% adicional da DEFM de todas as raças.
--------------------------
Tipo: Armadura
Defesa: 60
Peso: 80
Nível necessário: 100

Couraça de Senshi [1]

Mostrar informações
Grossas placas de ferro fundido compõem essa armadura histórica, que é extremamente resistente e foi muito utilizada pelos guerreiros antigos de Amatsu.
--------------------------
ATQ +10.
Ignora 10% da DEF de todas as raças.
--------------------------
Refino +7 ou mais:
ATQ +20 adicional.
Ignora 20% adicional da DEF de todas as raças.
Refino +8 ou mais:
ATQ +20 adicional.
Torna a armadura indestrutível em batalha.
Ignora 20% adicional da DEF de todas as raças.
Refino +9 ou mais:
ATQ +30 adicional.
Ignora 20% adicional da DEF de todas as raças.
--------------------------
Tipo: Armadura
Defesa: 60
Peso: 80
Nível necessário: 100
Classes: Todas

Basicamente, temos ai 80 de Atq/Atqm, 70% de Def/Defm ignore e indestrutibilidade. A primeira vista, essas armaduras parecem preencher o espaço de “pau pra toda obra” de qualquer ALTQ, mas vamos dar uma olhada mais de perto em como ela pode se comportar para cada build de RG!

Lanceiros

No que tange a lanceiros, de cara pensamos em substituir a máscara de ONI ou o capuz do esquilo para ter acesso a ignorar defesa e liberar os slots de tais equipamentos. Será que dá pé?

Uma vez que o capuz de esquilo tem um melhor custo-benefício do que a ONI no sentido de ignorar defesa por conceder ASPD, não prender nenhum atributo e o combo com a cauda de petal, além de um preço mais acessível, vamos concentrar as simulações no seguinte setup (os itens em negrito serão combinados entre si para serem comparados):

  • Topo: +11 Capuz de esquilo vs +12 Chique vs Miniatura de Alice com pet
  • Meio: Tapa olho com OH (120 VIT)
  • Armadura: +9 Senshi vs +11 Dragão Vermelho vs +12 Khalitzburg
  • Arma: +12 Ancestral WK/AK
  • Escudo: +10 Nero com Cavaleira Khalitzburg
  • Capa: +12 Manto temporal FOR com Menblatt
  • Sapatos: +9 Temporais FOR MA 4
  • Acessório 1: Anel de Brinquedo SG
  • Acessório 2: Anel de Brinquedo SG vs Cauda de Petal SG

OBS: O vestido abissal foi testado mas não listei aqui, pois combinado com o esquilo e a cauda de petal ele foi sempre superior nos monstros que são afetados por ele.

Usando o compare setups do iROwiki, obtive os seguintes resultados para o valor de ataque, que entrará no cálculo do dano das habilidades:

Para habilidade a distância (toque do oblívio)

Senshi + Chique + Anel de brinquedo 9171
Senshi + Alice+ Anel de brinquedo 9532
Dragão vermelho + Esquilo + Cauda 9690
Khalitzburg + Esquilo + Cauda 10257

Pelo que vemos, não é muito vantajoso trocar o combo esquilo + cauda de petal pela couraça de Senshi, visto que ainda é possível obter mais dano com as armaduras “gerais” que já tínhamos disponíveis, sem perder os benefícios já citados do combo.

Para habilidade corpo a corpo (lança do destino)

(Em breve)

Suporte/MR

Não tem muito o que dizer aqui, as armaduras beiram o inútil para a build.

Exorcistas

Mais uma vez, surge a possibilidade de ter 70% de ignorar defesa sem comprometer o hat:

Para habilidades a distância (crux magnum)

Uma vez que Crux Magnum já “ignora” tanto DEF quanto DEFM, usar qualquer uma das armaduras não faz muito sentido.

Para habilidade corpo a corpo (golpe fulminante e crux divinum)

A troca aqui é bem mais fácil de avaliar: já vimos que o cocar de orc herói é uma opção interessantíssima para a build, mas usá-la significava perder a ASPD e, principalmente, a % de ignorar defesa do esquilo.

Agora temos um cenário diferente: em monstros que não sejam afetados pelo vestido abissal, o uso da couraça de Senshi se torna muito vantajoso visando dano, restando apenas encontrar formas de compensar a ASPD quando necessário. A conta aqui pesa menos pro lado do esquilo visto que normalmente a cauda de petal não é usada na build, dando-se preferência ao anel de brinquedo por conta de sua influência direta no dano do golpe fulminante.

Críticos

Para essa build, o Esquilo + Cauda de petal segue absoluto com seu bônus assombroso de dano crítico. Entretanto, aqui temos espaço para analisar o uso da armadura de Yoroi, em builds de autocast!

As principais armaduras para builds autocast costumam ser o vestido abissal (para alvos que sejam afetados por ele) e as placas heróicas. Se compararmos a Yoroi com as placas, com certeza teremos um aumento de dano com a nova armadura, ao custo de perder dois autocasts: nevasca e cura, que são bem importantes para sobrevivência contra os MVPs normais. Entretanto, em instâncias, normalmente tem-se menores riscos (chefes de instância não costumam chamar escravos e não costumam ter habilidades de dano massivo), e nesses casos usar a Yoroi aumentaria consideravelmente o desempenho, nem tanto pela % de DEFM ignore, mas também por seu bônus de atqm.

Resta então analisar o uso da Yoroi frente o vestido abissal. Para isso, consideremos o seguinte setup:

  • Topo: +10 Orgulho Arco-íris
  • Meio: Tapa Olho OH
  • Armadura: +11 Abissal vs +9 Yoroi
  • Arma: +8 Gládio com cartas do combo do orgulho
  • Escudo: +10 Gaia
  • Capa: +12 Manto temporal INT com Cenere
  • Sapatos: +11 Infernais com Flor
  • Acessório 1: Broche Celine
  • Acessório 2: Luva Celine

Plotei os resultados em um gráfico de acordo com a DEFM do alvo, para três variantes: Abissal ativando apenas um efeito (raça ou propriedade), abissal ativando os dois efeitos e a Yoroi.

Em alvos afetados pelo MDEF ignore do Manto temporal

No caso de monstros da raça demônio que sejam do elemento sombrio ou maldito, vemos que o Yoroi terá um desempenho superior ao abissal a partir de valores próximos a 150~160 de defesa mágica. Para demônios que não sejam (Bubu, Time Holder e alguns outros MVPs) ou para brutos que sejam dessas duas propriedades (dos MVPS, apenas o Atroce), o Yoroi terá um desempenho superior a partir de valores próximos a 40~50 de DEFM.

Em alvos não afetados pelo MDEF ignore do Manto temporal

Os resultados aqui variam menos entre si: O Yoroi ganha do abissal na maior parte dos casos em que ele ativa apenas um efeito (nesse caso, apenas a Celine Kimi dentre os MVPs, que é morta-viva do elemento fantasma), e praticamente se iguala com ele para os demais mortos-vivos que sejam sombrios ou malditos a partir de valores entre 230~240 de DEFM.

Analisar cada caso, levando em consideração a raça, elemento e DEFM do monstro, pode dizer qual dois dois usar em cada situação. Mas de uma forma geral, eu diria que o mais simples é manter o abissal nos alvos que ele afeta (o tank elemental que ele oferece é super bem vindo) e usar o Yoroi nos alvos que ele não afeta.

Conclusão

Bom, espero que essa análise ajude quem estiver pensando em acrescentar um dos itens ao ALTQ do seu RG. Lembrando que, no caso da Couraça de Senshi, é importante lembrar que a vinda das botas imperiais pode inutilizar a armadura, então planeje com cuidado!

Adicionalmente, agradeço se alguém quiser revisar os cálculos, ajuda sempre é bem vinda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *